Projeto

A nossa equipa pretende ao longo deste projeto estabelecer uma relação entre os campos magnéticos e o seu impacto na nossa saúde. O nosso objetivo é realizar medições das intensidades destes campos e relacionar a mesma com a distância à fonte de emissão. Após relacionarmos estas duas variáveis iremos compará-las aos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 

Planificação

Numa primeira fase pretendemos introduzir os conceitos teóricos necessários para a realização do projeto, tais como:
•  Frequência número de ciclos completos que uma onda efetua por unidade de tempo 
•  Campo Magnético - força que atua sobre partículas com carga em movimento quando a sua velocidade não tem direção do campo magnético 

•  Campo elétrico -  É uma grandeza física vetorial que mede o módulo da força elétrica exercida sobre unidade de carga quando esta é colocada sob a influência de uma carga geradora de campo elétrico

​•  Ondas eletromagnéticas - Ondas que resultam da interação entre campos elétricos e magnéticos 

​• Indução eletromagnética -  Fenómeno que dá origem a uma corrente elétrica quando um corpo é exposto a um campo magnético variável

(Carrega em cada um dos tópicos de modo aprofundar o teu conhecimento sobre o mesmo)

Relatório Progresso

Começamos por estudar todos os conceitos teóricos relacionados com o projeto, de modo a futuramente termos uma perceção mais abrangente sobre o tema e dos resultados obtidos.

Além da parte teórica questionamo-nos sobre o impacto dos campos magnéticos possam ter sobre a saúde humana e por essa razão realizamos uma pesquisa mais aprofundada.

O nosso projeto foi dividido em etapas: 

1ªEtapa- Medições junto a aparelhos domésticos de modo termos uma ideia geral sobre a intensidade do campo gerado de cada um.

2ªEtapa- Dos eletrodomésticos usados anteriormente selecionamos três (Frigorífico, Televisão, Micro-ondas) em que fizemos medições tendo em conta a distância relativa aos mesmos.

3ªEtapa- Agora, no exterior realizamos medições onde pretendemos relacionar a intensidade do campo magnético gerado por um poste de tensão com a distância ao mesmo.

Após estas medições pretendemos numa próxima fase encontrar as relações que melhor se adequam a cada uma das etapas.